domingo, 27 de outubro de 2013

GINCANA DE BIOLOGIA

     EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ESTUDANTE, TODOS OS ANOS DURANTE A SEMANA DO DIA 11 DE AGOSTO, DESENVOLVO O PROJETO SEMANA DO ESTUDANTE, NO QUAL REALIZO A GINCANA DE BIOLOGIA.
     NA GINCANA SEPARO OS ALUNOS EM DOIS GRUPOS "NÚMEROS PARES DE UM LADO E NÚMEROS ÍMPARES DO OUTRO". FAÇO PERGUNTAS SOBRE O CONTEÚDO DE BIOLOGIA ESTUDADO, QUESTÕES AMBIENTAIS, CHARADAS, DESAFIOS (mar e terra; quem estoura o balão, palavra estudante escondida no banheiro, corrida das cadeiras, etc), ATUALIDADES, ETC. 
     TENHO UM CADERNO COM AS PERGUNTAS E FAÇO UMA PERGUNTA PARA CADA TIME. POR EXEMPLO: PERGUNTO PARA OS PARES, ELES DISCUTEM ENTRE ELES E UM RESPONDE, SE ESTIVER CORRETO GANHAM 1 PONTO QUE ANOTO NO QUADRO, SE ESTIVER ERRADO O PONTO VAI PARA OS ÍMPARES, SE NÃO RESPONDEREM A PERGUNTA É PASSADA PARA O OUTRO TIME E SE ESTE TAMBÉM NÃO RESPONDER  EU EXPLICO A RESPOSTA. ASSIM RECORDAMOS A MATÉRIA BRINCANDO E APRENDENDO DE UMA FORMA BEM DESCONTRAÍDA.
    OS ALUNOS GOSTAM MUITO DA GINCANA.

MAR E TERRA(dois de cada time)


ESTOURAR O BALÃO


Corrida das cadeiras
Neste desafio os alunos têm que passar as cadeiras para depois do latão de lixo sem descer, quando terminam passam pelas cadeiras e vão até uma carteira onde deixei três perguntas fáceis para responderem, depois eles têm que passar por cima do banco e encostar na parede do fundo. O grupo que chegar primeiro e com as respostas corretas ganham 3 pontos no placar. É bem divertido esta etapa da gincana, eles participam com entusiasmo.
















sábado, 26 de outubro de 2013

PROJETO: TRÂNSITO

      Durante o mês de setembro desenvolvi o Projeto Trânsito com os meus alunos da Educação Infantil da E. M. "Nossa Senhora da Saúde". Foi muito prazeroso, pois os alunos demonstraram entusiasmo e dedicação em cada etapa do projeto.
      Trabalhamos transporte aéreo, terrestre e aquático buscando gravuras em revistas para confeccionarmos um mural.


      As placas de trânsito, embora nossa cidade seja de pequeno porte, foi bem observada pelos alunos que chegavam constantemente informando que haviam visto em suas ruas, em pracinhas e até mesmo em viagens a cidades maiores. Os semáforos que não estão presentes em nosso município eram citados pelos alunos que viajavam para cidades que possuíam.
        Confeccionamos um ônibus e um semáforo com a caixinha de pasta de dente e uma pista para circularmos com o ônibus.


        



      Com gravuras de caminhões em vários tamanhos, trabalhei ordem crescente e decrescente na rodinha.

      
        Li várias historinhas da coleção carros, nas quais traziam lições de bons hábitos, amizade, humildade dentre outros valores.